top of page

CONCERTOS

DIDÁTICOS

Numa óptica de sensibilização e formação de jovens públicos para o universo da música erudita, a Clave de Soft oferece um conjunto de ateliês de música de câmara orientados por profissionais de orquestra que se deslocam à Instituição Educativa para apresentar um programa elaborado para esse fim.

As formações podem ser diversas, de acordo com o programa escolhido, sendo a mais usual o quarteto de cordas constituído por dois violinos, uma viola e um violoncelo. Outras formações podem também incluir uma flauta transversal, um clarinete e um fagote.

Os programas propostos são criados de raiz pela Clave de Soft tendo em conta o público-alvo. Canções como “A machadinha”, “Atirei o pau ao gato” ou “Oliveira da serra” são executadas pelos músicos à medida que os próprios vão desmontando as obras interpretadas, comentando os diferentes aspectos que lhes são inerentes (forma, dinâmica, instrumento solista, etc.). Cria-se assim uma interacção bastante enriquecedora que estimula os sentidos e a curiosidade das crianças e jovens.


Deixamos a seguir alguns exemplos interpretados por uma formação de flauta, violino, fagote e violoncelo, para realizar num período de 1h. Poderá escutar as obras propostas clicando no seu nome.

Indo euTradicional Infantil
00:00
JosezitoTradicional Infantil
00:00
Atirei o pau ao gatoTradicional Infantil
00:00
Os olhos da MarianitaTradicional Infantil
00:00
  • Em que consiste o concerto didático?
    O concerto didático consiste numa aula prática realizada por um grupo de instrumentistas que interpretam um programa concebido para o efeito ao mesmo tempo que vão comentando os diferentes aspetos a ele associados. Os programas existentes são variados, bem como as formações, e adequam-se a diferentes faixas etárias.
  • A escola tem algum custo com a realização dos concertos didáticos?
    A escola não tem qualquer encargo com a realização dos concertos didáticos sendo os custos integralmente suportados pelos encarregados de educação mediante o pagamento de um valor correspondente à inscrição do seu educando na atividade proposta.
  • Onde é realizado o ateliê?
    O ateliê deve ser realizado numa sala da escola que reúna boas condições acústicas, de preferência num auditório. O espaço escolhido deve ser amplo o suficiente para albergar duas turmas (40 a 50 alunos), devendo possuir boa iluminação e arejamento. Exemplos de espaços escolares propícios à sua realização são: a biblioteca, a sala de música (se for ampla), o refeitório, etc.
bottom of page